São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale do Paraíba ganha atlas multimídia

RL
DA REPORTAGEM LOCAL

A história, a geografia e a arquitetura de 40 cidades do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo são o centro de um programa multimídia que pesquisadores da Universidade do Vale do Paraíba estão desenvolvendo.
O projeto Túnel do Tempo foi apresentado na semana passada, em São Paulo, durante o simpósio "Multimídia para Arquitetura e Urbanismo".
"A gente está começando a desenvolver o programa agora", diz Ademir Pereira dos Santos, do Laboratório de Geoprocessamento e Multimídia da Univap. A idéia é ter um protótipo para demonstração até o final do ano.
O projeto envolve a criação de um amplo banco de dados sobre a região, incluindo a evolução arquitetônica e urbana desde o século 16 até hoje.
O sistema vai incluir também fotos e imagens de vídeo, além de mapas da região. Será possível, por exemplo, indicar uma cidade em um mapa, para então aparecer uma "janela" com os assuntos que podem ser consultados.
Museus da Alemanha
Durante o simpósio foram apresentadas outras experiências com multimídia, no país e no exterior. Dois museus da Alemanha, por exemplo, usam instalações multimídia para dar informações.
O uso da computação fez parte do próprio projeto de criação dos museus Aquarius e Haus Ruhrnatur, na cidade de Mulheim, no vale do rio Ruhr.
No Aquarius, por exemplo, há um globo terrestre falante. O visitante toca em um ponto do globo e ouve informações sobre a região que escolheu.
Outra instalação é a simulação de uma nascente de água, em quatro monitores colocados em linha passando imagens sincronizadas.
Os terminais de informações podem ser consultados com o uso de um cartão magnético que o visitante recebe na entrada.
No Haus Ruhrnatur (que pode ser traduzido como Casa da Natureza no rio Ruhr), os visitantes podem usar 21 estações multimídia, com informações sobre biologia, geologia e outros assuntos ligados ao meio ambiente.

Texto Anterior: Veja como funciona o aparelho
Próximo Texto: Alfa Digital coloca no mercado computadores Pentium para redes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.