São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple faz mudanças na linha PowerBook

SONIA ROMÉRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Apple anuncia mundialmente, dia 16, novos micros portáteis. A Folha apurou que são quatro PowerBooks e dois da linha Duo.
Tudo neles é novo, a começar pelo design.
Os quatro novos PowerBooks, de codinome Blackbirds (pássaros pretos, em inglês) em função da cor, têm chip 68LC40.
O material do gabinete, mais maleável, dá um perfil moderno: cor grafite, linhas arredondadas no console do teclado e novo mouse, que substitui o trackball.
Usado pela Apple, o mouse trackball, embutido no teclado, virou padrão para portáteis.
Esse trackball "sumiu" e em seu lugar uma região sensível a toque vai comandar o cursor na tela a partir do movimento dos dedos.
A Apple está chamando o novo mouse de Midas TouchPad (almofada de toque de Midas).
Os novos portáteis vêm com duas baterias, que ficam nas laterais do console. Com as duas baterias, um PowerBook pesa 3,17 kg.
Quem não precisa das duas baterias (quatro horas de uso) pode tirar uma delas e encaixar um modem ou um segundo disco rígido interno no mesmo conector.
A nova linha é composta pelos modelos 520, 520c, 540 e 540c. O 520, de 25 MHz, tem tela de 9,5 polegadas (medidas na diagonal).
O 540c, de 33 MHz, tem tela colorida e modem interno. Todos têm drive para disquetes de 3,5 polegadas e memória RAM que pode chegar a 32 Mbytes.
Os Duo não têm drive para disquetes. Eles viram micros de mesa quando encaixados a uma dock station (console do tipo gaveta). Os novos Duo são o 280 e o 280c.
Nos EUA, o PowerBook 520 vai custar cerca de US$ 2.500. O 540c, US$ 4.000.

Texto Anterior: Complementos "envenenam" portáteis
Próximo Texto: Empresa aluga vários modelos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.