São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBM anuncia nos EUA programa para usar imagem de vídeo em rede

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A IBM anunciou na semana, nos EUA, passada um programa para placa de vídeo para micros ligados em rede.
"Ultimedia VideoCharger" faz descompressão de dados em tempo real, processando no computador imagens captadas em TV ou vídeo enquanto estão sendo geradas.
As imagens, quando transformadas em dados, viram arquivos muito grandes. Para economizar espaço em disco rígido, há programas que comprimem esses dados –é como se cortassem os espaços entre as palavras e eliminassem as letras repetidas.
Na hora de usar a imagem, o arquivo precisa ser descomprimido. Essa é uma das funções do novo produto da IBM.
O programa também se encarrega de transformar os dados de imagens em sinais analógicos para a tela do computador. Com esse recurso, as imagens podem ser vistas em tela cheia.
"Ultimedia VideoCharger" inclui ainda versões para redes com o sistema operacional "OS/2", da IBM, e para "Windows".
O diretor de marketing da divisão Ultimedia da IBM, Steven Solazzo, afirma que este ano a meta da empresa é vender soluções de multimídia para corporações.
A Caterpillar, nos EUA, aderiu recentemente a essa tecnologia, que reúne no computador sons, textos e imagens. A empresa está utilizando estações multimídia no chão da fábrica, ligadas ao computador de grande porte.
O executivo estima que este ano a indústria de informática deve faturar US$ 2,5 bilhões com aplicações multimídia para treinamento.

Texto Anterior: Empresa aluga vários modelos
Próximo Texto: Unioni faz distribuição de placa de vídeo ReelMagic
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.