São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIA altera três regras já para GP de Mônaco

Mudanças se referem apenas às paradas nos boxes

<FT:"MS SANS SERIF",SN>ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

A cúpula da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reuniu ontem em Paris e decidiu fazer três alterações nos regulamentos, que já serão válidas para a próxima corrida, em Mônaco.
Em primeiro lugar, serão criadas chicanes (curvas em "S" que reduzem a velocidade dos carros) na entrada e na saída dos boxes.
O objetivo é forçar uma forte brecada dos carros ao entrar no boxe e impedir uma grande aceleração na saída.
Daqui para a frente, somente os mecânicos poderão se posicionar na parte exterior dos boxes. Mesmo assim, só devem sair logo antes da chegada do carro e devem retornar para dentro logo após.
A terceira mudança é que as equipes deverão, antes da corrida, apresentar um plano de quantas vezes e quando gostariam de realizar as paradas nos boxes.
A FIA, então, antes do início da corrida, determinará exatamente quando se dará cada parada. O objetivo é evitar vários carros nos boxes ao mesmo tempo.
Outras medidas serão tomadas no futuro. O inglês Max Mosley, presidente da FIA, garantiu que elas já estavam sendo estudadas, mas o último GP fará com que passem à prática mais cedo.
Quanto ao acidente de Senna, Mosley não quis dizer nada sobre a causa. Afirmou que o brasileiro estava a 310 km/h.
Disse ainda que os acidentes teriam acontecido na mesma corrida por puro azar.
(André Lahoz)

Texto Anterior: Equipe nega ter culpado Senna por acidente
Próximo Texto: FIA organiza o automobilismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.