São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
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Mudanças na F-1 significam volta para trás

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

As medidas anunciadas ontem pela FIA (Federação Internacional de Automobolismo) se chocam com as mudanças de regulamento introduzidas em 94 pela entidade.
No fim de 93, vendo a Williams sem rival mais uma vez, a FIA anunciou medidas para aumentar a competitividade.
Foi banida quase toda a eletrônica do carro e recriado o reabastecimento. Ontem quase tudo começou a voltar para trás.
A introdução de chicanes na entrada e saída dos boxes visa a diminuir o número de paradas, sabotando a idéia da própria FIA.
A exigência de que as equipes divulguem seu programa de paradas tira o fator surpresa que poderia ajudar as equipes menores.
Mas fazer sorteios para definir em que volta cada carro deve parar soa como uma piada. Isso é o fim da estratégia de corrida que justifica a existência de pit-stops.
Estima-se que Senna bateu a quase 300 km/h. No momento em que o carro tocou no muro, Senna estava a menos de 2 m do muro.
A partir desse instante deve ter levado algo em torno de meio décimo de segundo para bater a cabeça. Para o "air bag" ser eficiente, precisaria estar cheio em 0,02s.
Sem contar o tempo de reação do dispositivo, o saco teria que encher a uma velocidade entre 2.000 e 3.000 litros de ar por segundo.

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