São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994 |
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Mudanças na F-1 significam volta para trás
MARCELO DAMATO
No fim de 93, vendo a Williams sem rival mais uma vez, a FIA anunciou medidas para aumentar a competitividade. Foi banida quase toda a eletrônica do carro e recriado o reabastecimento. Ontem quase tudo começou a voltar para trás. A introdução de chicanes na entrada e saída dos boxes visa a diminuir o número de paradas, sabotando a idéia da própria FIA. A exigência de que as equipes divulguem seu programa de paradas tira o fator surpresa que poderia ajudar as equipes menores. Mas fazer sorteios para definir em que volta cada carro deve parar soa como uma piada. Isso é o fim da estratégia de corrida que justifica a existência de pit-stops. Estima-se que Senna bateu a quase 300 km/h. No momento em que o carro tocou no muro, Senna estava a menos de 2 m do muro. A partir desse instante deve ter levado algo em torno de meio décimo de segundo para bater a cabeça. Para o "air bag" ser eficiente, precisaria estar cheio em 0,02s. Sem contar o tempo de reação do dispositivo, o saco teria que encher a uma velocidade entre 2.000 e 3.000 litros de ar por segundo. Texto Anterior: FIA organiza o automobilismo Próximo Texto: Interdição causaria prejuízo de US$ 6,5 mi Índice |
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