São Paulo, quinta-feira, 5 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Mar e lagoas `esquentam' o outono de Maceió

ROBERTO DE OLIVEIRA
ENVIADO ESPECIAL A MACEIÓ (AL)

Faz sol o ano inteiro em Maceió. A orla dessa cidade alagoana oferece 200 quilômetros de praias, parte delas desertas e inúmeras lagoas, de água doce e salgada.
No litoral norte ficam 16 praias das mais agitadas da capital. Quem quer fugir da badalação, as praias do sul são uma boa alternativa.
O roteiro gastronômico coloca Maceió na ordem do dia. A cozinha internacional e nacional é variada e de boa qualidade.
Os bares abrem no "happy hour" e entram noite adentro lotados, movidos a forró e samba.
A praia do Francês, no litoral sul, é uma das mais movimentadas. Quem quer sossego, deve seguir em busca das piscinas naturais e encontros de águas das lagoas.
Não é à toa que Alagoas é conhecida como "paraíso das águas". O nome Maceió vem do tupi "maçayo" ou "macaio-o-k", que significa "o que tapa o alagadiço". O Estado tem 25 lagoas.
As jangadas, que saem da praia de Pajuçara e levam turistas às piscinas naturais, ganharam cara nova. Dez artistas plásticos registraram seus trabalhos nas velas.
Nessas piscinas, a cerca de 500 metros da costa, pode-se mergulhar ou simplesmente tomar sol.
Vale também conhecer a Barra de São Miguel, a 34 quilômetros. Um imenso recife de coral evita que ondas fortes atrapalhem os banhos nas piscinas oceânicas.
A ilha de Santa Rita fica a 12 km de Maceió e abriga um dos principais manguezais da cidade. Antes de chegar à ilha, o visitante passa por Marechal Deodoro. A antiga capital do Estado abriga um acervo de igrejas barrocas.

LEIA MAIS
Sobre Maceió nas págs. 6-12 e 6-13.

O jornalista ROBERTO DE OLIVEIRA viajou a convite da revista Maceió Travel & Tour, hotel Meliá Maceió e Varig.

Texto Anterior: Gastronomia é variada e internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.