São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Lastro eleitoral; Conflito de gerações; Lá como cá; Presente de grego; Processo demorado; Pirotecnia: Alvos escolhidos; Palavra precisa; Olha o passarinho...; Em volta da lâmpada; Na beira da praia; Por um triz; Mudando o foco; Na mesma; Fundo do baú; Autocensura; Fusão; TIROTEIO

Lastro eleitoral
Chamou a atenção no seminário do PSDB em Campinas a proximidade de FHC e Covas. Mas a vinculação pode custar caro ao candidato a governador. Na pesquisa, FHC perdeu oito pontos em São Paulo, onde terão comitê único.

Conflito de gerações
Além do racha da ala "esquerda" do PSDB, os tucanos tiveram uma preocupação extra no seminário do partido, sexta. Vários candidatos comentavam que seus filhos não votarão em FHC devido ao vice Gulherme Palmeira (PFL).

Lá como cá
Entre os tucanos paulistas reunidos em Campinas, o temor era dobrado, porque previam que a mesma rejeição provocada por Guilherme Palmeira (PFL) pode se repetir na chapa estadual se o vice de Covas for Cabrera (PFL).

Presente de grego
O primeiro comício conjunto das campanhas de Amin (presidente) e Medeiros (governador) em São Paulo será hoje. Como, legalmente, não podem assumir sua condição de candidato, dirão que é uma homenagem ao Dia das Mães.

Processo demorado
Autora da denúncia de Quércia sob acusação de estelionato, a Procuradoria acha que se ele for julgado pelo STJ, isso só acontecerá em 95. São sete citados no processo, cada um com direito a oito testemunhas. Total: 56.

Pirotecnia
O PMDB paulista está prometendo para o dia 15 uma grande manifestação de apoio a seu candidato ao governo do Estado. O show inclui entre suas atrações a desfiliação de prefeitos de outros partidos. É ver para crer.

Alvos escolhidos
Lideranças do PPR prometem cobrar em palanque a ação de Nélson Jobim (PMDB-RS) e Marco Maciel (PFL-PE) contra a votação da alteração do conceito de empresa nacional, na quarta. Jobim é acusado de ter virado dez votos.

Palavra precisa.
Após a rejeição do novo conceito de empresa nacional pelo Congresso Revisor, Luiz Salomão (PDT-RJ) acenou para Marcelino Romano (PPR-SP): "Agora vamos votar o resto". Marcelino bateu: "Você disse bem. É o resto".

Olha o passarinho...
Aristides Junqueira está preocupado com a aproximação das eleições. Mais exatamente, com a romaria de candidatos que arrumam um pretexto para ir à Procuradoria Geral da República e ser fotografados "denunciando" corrupção.

Em volta da lâmpada
Esperidião Amin (PPR-SC) não tem mais dúvidas: "Esta será a eleição mariposa. O candidato que tiver luz própria vai atrair maiorias, sem barreiras partidárias".

Na beira da praia
O clima do PTB paulista – pró-PMDB – com a intervenção da cúpula nacional – que fecha com os tucanos – está fervendo, mas surgem piadas. Uma delas "nomeia" Gastone Righi vice de Covas. Uma chapa de Santos.

Por um triz
O parecer nº 50 de Jobim pode ser votado nos estertores da revisão. Prevê a pluralidade sindical, o fim das contribuições confederativas e remete para a lei ordinária o reconhecimento do sindicato que negocia em nome da categoria.

Mudando o foco
Ricupero vai anunciar na quarta uma diretriz do governo federal de reforçar o apoio às pequenas empresas. O pronunciamento será num seminário promovido em Brasília pelo Sebrae, ABI e campanha contra a fome, de Betinho.

Na mesma
Analistas do movimento sindical vêem a nomeação de Marcelo Pimentel para o Ministério do Trabalho como um retrocesso em relação a Barelli. Não acham, porém, que haverá mudanças de monta na política do setor.

Fundo do baú
É de Jaques Wagner (PT-BA) a representação que Aristides Junqueira desencavou para pedir a punição de Fiuza. A acusação, de 92, é de falsificação de documentos e adulteração no Orçamento.

Autocensura
O veto do PFL, que não deixou Cabrera encabeçar a chapa do partido de Maluf em São Paulo, foi ironizado por um dirigente do PPR. "É a primeira vez que eu vejo um nome para governador ser vetado pelo seu prórpio partido".

Fusão
O Chile busca posição conjunta com o Brasil sobre as salvaguardas nucleares, cujo projeto tramita no Congresso. O relator, senador Dirceu Soares (PSDB-SC), tem se reunido com emissários do presidente chileno, Eduardo Frei.

TIROTEIO
De Delfim Netto (PPR-SP), sobre os desencontros da campanha presidencial de FHC:
– Estou começando a desconfiar que o Fernando (Henrique) quer, na verdade, é ser o ministro das Relações Exteriores do Lula.

Próximo Texto: Morde e assopra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.