São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leve sempre uma calculadora

Ao sair para fazer compras, confira o valor da URV (Unidade Real de Valor) do dia e não se esqueça de levar uma calculadora.
É que as lojas não são mais obrigadas a colocar nas etiquetas o preço do produto em cruzeiros reais. Podem fixá-lo só em URV.
Na verdade, isto já vinha sendo feito por muitos lojistas, principalmente em shopping centers, desobedecendo o que estipulava a medida provisória da URV.
Isto significa, na prática, que os produtos convertidos para URV passam a ter reajustes de preço diários. O que implica mudança no comportamento do consumidor.
É o caso, por exemplo, do desconto no pagamento à vista. Suponha um produto oferecido por duas parcelas em URV. Lembre-se que este preço, além da correção pela URV, pode embutir juros reais (acima da inflação).
Assim, se decidir pagá-lo à vista, peça desconto também no novo indexador.
Cuidado ainda com os financiamentos. Os juros do crédito ao consumidor estão muito elevados (confira as taxas no Roteiro de Crédito).
Outra prática bastante utilizada pelo comércio, que deve desaparecer com o uso da URV, é a do cheque pré-datado.
Como o valor da URV é anunciado pelo governo com apenas um dia de antecedência, não será possível fazer um cheque em cruzeiros reais, correspondente a um certo número de URVs, para ser descontado daqui a 30 dias.
Evite ainda o cheque pré-datado que vence após 1º de julho, quando deve entrar em vigor o real. Embute uma inflação que não vai se concretizar e a loja pode depositar antes do prazo.
Além disso, programe-se para fazer suas compras no dia em que receber seu salário.
Como ele também é fixado em URVs, é nesta data que você terá o maior poder de compra do mês, ou seja, que seu dinheiro estará valendo mais.

Texto Anterior: Prestação já sobe pela URV
Próximo Texto: Ligue na horas mais baratas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.