São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994 |
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Williams tinha problema com pneus
DA REPORTAGEM LOCAL Williams tinha problemas com pneusAyrton Senna se queixou com os técnicos durante reunião na véspera do acidente que o matou em Imola A causa do acidente que matou o piloto Ayrton Senna no último domingo pode estar relacionada aos pneus do Williams que o brasileiro pilotava. A hipótese foi levantada pelo programa "Globo Repórter", veiculado na sexta-feira à noite. Na sua edição de terça-feira, a Folha já cogitava que a pressão dos pneus do carro de Senna poderia estar abaixo do normal no momento da batida. O "Globo Repórter" mostrou imagens da última reunião de engenheiros da equipe Williams com os técnicos da Goodyear, empresa que fornece pneus para a F-1. A reunião aconteceu no sábado retrasado, véspera do GP de San Marino. O piloto estava presente. A TV Globo atribuiu a Ayrton Senna as seguintes frases, proferidas durante a reunião: "Não posso ter uma desvantagem como essa por uma questão técnica. Não é minha responsabilidade". Senna disse: "O negócio é sério. Não dá para fazer concessões. Alguém tem de fazer direito". Descontente com algo relacionado aos pneus, Senna afirmou: "Não funciona, não funciona". Fica mais ainda evidente que a equipe tinha sérios problemas com os pneus pela frase de Frank Williams, dono da escuderia, dirigindo-se a um dos técnicos. "Faça o que Ayrton quer. Se o Ayrton sofrer um acidente, você estará em grande problema", é a fala atribuída a Williams. Segundo o que a Folha publicou em sua edição de terça, Frank Dernie, engenheiro da Benetton, revelou que as equipes tiveram que iniciar a corrida em Imola com pneus em baixa pressão. "O calor faria a pressão aumentar rapidamente", disse Dernie. A entrada do pace-car após o acidente da largada, porém, foi um imprevisto. A baixa velocidade a que os carros foram forçados a andar diminuiu ainda mais a pressão. Quando o pace-car saiu, os pilotos aceleraram. Os pneus, porém, ainda estariam sob baixa pressão nas primeiras voltas, diminuindo a aderência dos carros à pista. O acidente com Senna aconteceu uma volta depois do pace-car liberar a pista. Somando-se esta situação com os problemas que a Williams de fato tinha com seus pneus (mostrados pela reportagem da TV Globo), pode ser que, na curva Tamburello, o carro tenha perdido aderência e desgarrado em direção ao muro de proteção. Texto Anterior: Guarani faz clássico contra a Ponte Preta Próximo Texto: Dono de equipe admite falha Índice |
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