São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compra exige cuidados com documentos

CARMEM BARCELLOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A primeira providência antes de se comprar uma chácara é a verificação dos documentos do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis do município no qual se localiza.
O terreno pode ser clandestino ou abrigar uma casa com área construída maior do que o limite permitido no local.
O segundo passo é uma visita ao imóvel. A observação da casa e benfeitorias com atenção pode evitar que reformas acabem encarecendo o negócio.
"Casas construídas na parte baixa do terreno e cercadas por vegetação alta e densa sofrerão sempre com a umidade", afirma o arquiteto Henrique Cambiaghi, 43.
Outro problema comum, segundo ele, é a quebra de azulejos de piscinas. Isso pode ocorrer quando a piscina ficar sem água. O revestimento pode apresentar vazamentos quando houver novo enchimento.
Cambiaghi alerta que a fossa deve estar a pelo menos 20 metros da casa, do poço artesiano e demais áreas de convivência.
Avaliação
Além das benfeitorias, Lima cita como fatores que elevam os preços a proximidade de São Paulo, o acesso fácil (estradas com movimento reduzido nos finais de semana), comércio, represas para a prática de esportes e até a vizinhança de pessoas famosas.
Para fugir da supervalorização, o caminho pode ser a comparação com preços das propriedades vizinhas ou a contratação de uma empresa especializada em avaliações.
(CB)

QUEM AVALIA
Em São Paulo (DDD-011)
Bolsa de Imóveis, tel. 240-3200
Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio, tel. 214-0144.
Amaral D'Avila Engenharia de Avaliações, tel. 829-6466
Unibanco Planejamento, tel. 867-4961

Texto Anterior: Morte de Senna reduz vendas
Próximo Texto: Região tem novos lotes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.