São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Floricultura requer capital de US$ 10 mil

ROBERTA JOVCHELEVICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O preço das flores –principalmente em datas comemorativas, como hoje– faz muita gente pensar em montar uma floricultura.
O investimento mínimo para equipar uma loja é de US$ 10 mil, sem contar o ponto.
O retorno do capital leva de um ano a um ano e meio. O espaço adequado para a loja é de 50 m2. É bom que tenha estacionamento.
Contratar um florista –profissional capacitado para criar arranjos e manusear as flores– é importante para quem não tem experiência no setor.
O pico de vendas é registrado em datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, Finados, Páscoa e Natal.
É indispensável dispor de veículo (de preferência, caminhonetes ou Kombi) para fazer entregas e carregar as plantas, e telefone para atender as encomendas.
Alguns utensílios também são fundamentais, como tesouras, alicates, suporte para vaso, balcão e embalagens (papel celofane, fitas, etiquetas etc.).
Para atrair e atender um maior número de clientes, é importante manter a loja aberta durante toda a semana, em horário diferenciado -das 8h às 24h, por exemplo.
As flores podem ser compradas de madrugada na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo) ou de fornecedores do interior.
No Estado de São Paulo, dois pólos produtores são Holambra (145 km a norte da capital) e Atibaia (65 km a norte).
O mercado de flores da Ceagesp funciona às terças e sextas-feiras, da 1h às 6h no atacado, e das 7h às 11h no varejo.
Segundo Eunice Gerônimo, 17, proprietária da Floricultura e Paisagismo Jardim Sul, no Morumbi (zona oeste), o ideal é chegar na Ceagesp por volta das 4h.
"Quem tem loja tem que chegar cedo para comprar as flores frescas, que além de mais bonitas duram mais tempo", afirma.
Em geral, as floriculturas cobram entre 40% a 50% a mais do que pagaram sobre o preço de vasos e 100% sobre as flores.
Segundo Helena Miranda, 28, gerente de vendas da Florexótica, em Pinheiros (zona oeste), a flor com mais saída é a rosa vermelha.

ONDE ENCONTRAR
Ceagesp - av. Dr. Gastão Vidigal, 1.946, tel. (011) 835-8400.

Texto Anterior: Empresário produz 5.000 óculos por mês
Próximo Texto: Atividade é tema de curso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.