São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instalação de turbo eleva a potência do motor em 40%

Equipamento colocado tem preço entre 1.200 URVs e 2.500 URVs

DA REPORTAGEM LOCAL

O ganho de maior potência no motor, que facilita as ultrapassagens nas estradas e permite retomadas de velocidades mais rápidas, tem levado muitos motoristas a instalar kit de turbocompressor (leia texto ao lado) no carro.
A potência do motor com turbo pode aumentar 40%, em média, segundo as oficinas especializadas consultadas pelo Autofolha.
Os preços estão em torno de 1.200 URVs para carros como Gol, Kadett e Escort. Para automóveis maiores como Omega e Tempra, o equipamento instalado custa 2.500 URVs, em média.
Na oficina especializada BES, a instalação do Turbo Garret demora três dias, em média. A garantia dada é de seis meses.
O sócio-proprietário da BES, Cláudio Mário Silvestre, afirma que o turbo reduz a vida útil do motor em cerca de 10%, a menos que o motorista não exija demais dele, como troca de marchas em altas rotações, por exemplo.
O consumo de combustível, segundo Silvestre, aumenta em cerca de 10%. "Não recomendo a instalação do turbo em carros com mais de 40 mil km rodados", alerta.
A Larus Turbo instala o equipamento em no máximo cinco dias, para carros com injeção eletrônica de combustível, e três dias para veículos com carburador.
Segundo a promotora de vendas Adriana Ferreira, a Larus oferece um ano de garantia e faz a instalação em todos os carros.
Quem quiser mais potência ainda pode instalar um intercooler (radiador que refrigera o ar comprimido pelo turbo).
"Além disso, ajuda a aumentar a vida útil do turbo", completa.

ONDE ENCONTRAR
Larus Turbo – r. Tabapuã, 1.263, Itaim Bibi, tel. (011) 820-8744; BES - av. Goiás, 1.560, tel (011) 441-3067. S.Caetano do Sul; Turbo Teles. av. Lucas Nogueira Garcez, 169. tel. (011) 414-1200, S. Bernardo do Campo. Losacco – r. Alves Guimarães, 434. Pinheiros, tel. (011) 852-9944.

Texto Anterior: BMW vai importar novo modelo hatch
Próximo Texto: Koni já tem linha para carros nacionais; Aparelho indica a distância segura; Oficina Mercedes faz revisão eletrônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.