São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Alto risco; Desafio numérico; Primeiro tropeço; Dando sopa; Efeito PC; Em outra; Mal-agradecido; Tudo parado; Funil; Na íntegra

Alto risco
Ou o governo aprova de hoje para amanhã a MP da URV ou correrá o risco de não mais conseguir, comprometendo o futuro do real. O problema central é o PMDB, que, a partir das prévias, pode enveredar para a oposição.

Desafio numérico
Sem acordo com a bancada ruralista, o governo só colocará a MP da URV em votação com 450 deputados em plenário. No Congresso, este quórum é previsto só para amanhã, quando será votada a cassação de Fiuza (PFL-PE).

Primeiro tropeço
O impasse provocado pela bancada ruralista é atribuído por técnicos da Fazenda à falta de articulação política de Ricupero. Lembram que com FHC o problema do crédito rural já existia, mas o ex-ministro impediu a briga.

Dando sopa
FHC, que como ministro sempre escapou da imprensa pela garagem do Planalto, ontem, como candidato, saiu pela porta guardada pelos repórteres. Antes, na solenidade, já puxara Itamar e Ricupero para compor uma foto a três.

Efeito PC
A previsão está virando realidade. Faltam recursos para campanha. Seja porque há muitos candidatos ou porque os "doadores" estão com um pé atrás, nunca os políticos pechincharam tanto antes de contratar novos assessores.

Em outra
Nem Álvaro Dias (PP) parece crer que seu aliado Requião tem chances de vencer a prévia presidencial do PMDB. Ofereceu ao presidenciável do PL, Flávio Rocha, um lugar no seu palanque de candidato a governador no Paraná.

Mal-agradecido
Presidente do TSE, Sepúlveda Pertence lamenta que Augusto Carvalho (PPS-DF) faça denúncias contra o tribunal, sem ao menos lhe telefonar. Lembra que, como seu advogado, libertou-o três vezes de cárceres políticos.

Tudo parado
Prossegue o impasse na chapa do PT em São Paulo. Erundina quer Paulo Freire como seu suplente, mas a burocracia quer uma indicação partidária. E o PC do B ameaça vetar João Hermann (PPS) para a segunda vaga de senador.

Funil
O PSDB-SP promoveu ontem a "degola" de seus pré-candidatos a deputado. Eram mais de cem para 70 vagas de federal e quase 200 para 94 cadeiras estaduais.

Na íntegra
Romildo Canhim entregou a Inocêncio Oliveira (PFL-PE) o dossiê da CEF sobre Ricardo Fiuza (PFL-PE). Ao ser julgado pela Comissão de Justiça da Câmara, Fiuza usou o documento para sua defesa, mas omitiu vários trechos.

Próximo Texto: Cabala; Última onda; Ronda de madrugada; Provocação; Batendo o martelo; Um dia após outro; Só de passagem; Alerta nas eleições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.