São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aluguéis terão deflator na conversão

VIVALDO DE SOUSA; GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai definir até o final do mês a aplicação de um deflator (índice de redução da inflação) na conversão para o real dos contratos de aluguéis que estavam em cruzeiros reais quando entrar em vigor a nova moeda.
Os demais contratos da economia que estiverem em cruzeiros reais terão um deflator discutido pelo Congresso, informaram ontem o ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, e o presidente do Banco Central, Pedro Malan.
A conversão dos aluguéis está sendo discutida entre governo e representantes dos inquilinos e locadores. A intenção do governo é definir com esses setores, amigavelmente, um deflator para retirar do futuro reajuste a inflação passada.
"Nós devemos resolver até o fim de maio a política a ser seguida", afirmou Ricupero. "Não posso dar nenhuma resposta conclusiva porque não há uma decisão".
A recomendação do governo em relação aos aluguéis é de que os contratos sejam negociados e convertidos em URV antes de julho.
O presidente do BC (Banco Central), Pedro Malan, disse que o deflator já está previsto no artigo 36 da versão original da MP (medida provisória) que criou a URV.
O artigo é o mais polêmico da MP porque pode gerar perdas ou intervenções nos contratos.

Texto Anterior: Negociações estão paradas
Próximo Texto: MP vai a votação sem acordo com ruralistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.