São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
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Ligação a cobrar; Depois da euforia; Apesar dos ganhos; Visão otimista; Prazos maiores; Novo perfil; Volta esperada; Questão básica

Ligação a cobrar
Um número crescente de usuários de telefones celulares nos EUA está descontente com o elevado preço da tarifa, segundo o "The Wall Street Journal".

Depois da euforia
O jornal americano cita uma pesquisa recente segundo a qual 60% das empresas que utilizam telefones celulares consideram as tarifas grande fonte de descontentamento.
Em alguns mercados, a cada ano 30% dos clientes mandam cancelar a assinatura.

Apesar dos ganhos
No ano passado, o número de clientes de telefones celulares nos EUA cresceu 45%, para 16 milhões. O jornal nota que, apesar do ganho em escala, a tarifa continua tão alta quanto há dez anos.
O que atribui à falta de concorrência.

Visão otimista
Eduardo Barros, vice-presidente da Anef (Associação Nacional das Entidades de Serviços Financeiros e Consórcio da Indústria Automobilística), acredita que, com as perspectivas de ajuste da economia, os consórcios devem expandir.

Prazos maiores
Barros estima, em artigo para o boletim "Autodata", que o prazo médio das carteiras de consórcios pode se ampliar, passando da média atual, de 36 meses, para 45 meses.

Novo perfil
"Com o alongamento dos prazos, o perfil dos consorciados poderá também se alterar, passando a incorporar consumidores de renda mais baixa", diz Barros.

Volta esperada
José Amauri Dimarzio, presidente da Abrasem (Associação Brasileira dos Produtotes de Sementes), defende hoje a retomada de crédito para o setor.
Ele quer que o financiemento seja feito com taxa de juros reais na faixa de 3% a 6% ao ano.

Questão básica
Dimarzio acha que o crédito é fundamental para garantir o abastecimento interno.
Para ele, isso evitaria a importação de produtos subsidiados na sua origem.

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