São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holanda pode até pensar no título

Problema é a falta de organização

JOHAN CRUYFF
ESPECIAL PARA A FOLHA

É difícil comentar as possibilidades de uma seleção que eu estive muito perto de dirigir neste Mundial.
É complicado porque, se finalmente eu tivesse aceitado ser o treinador, a Holanda teria jogado à minha maneira.
Agora, não sei exatamente o que poderá fazer, porque o maior problema desta seleção é exatamente a falta de organização sobre o terreno de jogo.
A Holanda tem alguns jogadores excelentes, que, bem organizados, poderiam pensar em ser campeões do mundo. Estou convencido disto.
Esta era a razão pela qual eu havia aceitado, a princípio, o desafio de dirigir a Holanda, porque considero que, com jogadores como Koeman, Gullit, Winters, Roy, Bergkamp ou Jonk, que atuam fora da Holanda, e com os jovens jogadores que participam do Campeonato Holandês –Overmars, Davids ou os irmãos De Boer–, pode-se desempenhar um papel muito competitivo.
A Holanda só sabe jogar no ataque. Seus jogadores conheceram, desde os primeiros passos, o futebol ofensivo, e muitos deles passaram por equipes em que joguei e que, mais tarde, treinei.
No entanto, não é tão fácil jogar no ataque, porque, se a equipe não está bem posicionada em campo, qualquer rival pode superá-la facilmente.
Além disso, a Holanda tem um grande problema, que é a baixa de Marco Van Basten, sem dúvida o melhor jogador do futebol europeu nos últimos anos.
Terão que suprir sua ausência a experiência de Gullit e Koeman e a genialidade de Bergkamp, mas a verdade é que o atacante da Internazionale de Milão terá que superar a pressão de ser o substituto de Van Basten. Isto será muito difícil.
Só se a seleção holandesa jogar convencida de suas possibilidades ela terá chances neste Mundial. A Holanda pode chegar muito longe, desde que todos os jogadores se ajudem e sigam unidos.
Esta será a chave para que a seleção de meu país chegue às fases finais do Mundial.

Texto Anterior: Festa acontece em danceteria
Próximo Texto: HOLANDA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.