São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido Socialista obtém vitória histórica nas eleições da Hungria

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Partido Socialista abtém vitória histórica nas eleições da Hungria
O Partido Socialista da Hungria (MSZP) obteve vitória considerada "espetacular" nas eleições realizadas no último domingo.
O partido somava 33% dos votos apurados até a manhã de ontem.
Em 152 dos 176 distritos o candidato socialista ficou em primeiro lugar. Na Hungria pratica-se uma mescla de sistema eleitoral proporcional e de maioria. Vota-se nos candidatos individuais e nas listas dos partidos.
Repete-se, assim, o cenário observado na Polônia em setembro do ano passado –um grupo de antigos partidos comunistas vencem eleições livres em ex-países comunistas.
A participação do eleitorado foi de 69%, maior que os 65% registrados há quatro anos nas primeiras eleições livres do país depois de 40 anos de regime comunista.
A vitória dos socialistas é atribuída à crise econômica, inflação e desemprego no país e à atual imagem social-democrata dos comunistas.
O Partido Liberal Democrata é o único dos grandes partidos húngaros disposto a colaborar com o futuro governo socialista. Como provável chefe de governo fala-se no nome de Gabor Kuncze, 44, candidato dos liberal-democratas.
A divisão definitiva dos mandatos será decidida em 29 de maio com o segundo turno nos distritos onde nenhum candidato obteve maioria absoluta de votos.

Texto Anterior: Avaliação sobre a integridade de Clinton é a pior desde sua posse
Próximo Texto: Opositores de Ieltsin protestam durante festa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.