São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro do poder vira cenário de guerra

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Erramos: 13/05/94

Legenda da foto descreve incorretamente o pouso de um helicóptero "perto da Catedral" de Brasília. O helicóptero está pousando na praça dos Três Poderes.
Centro do poder vira cenário de guerra
Por quase 40 minutos, ontem, a praça dos Três Poderes, em Brasília, virou cenário de guerra. Quatro helicópteros Pantera, do Ministério do Exército, fizeram exercícios de adestramento com 40 homens armados de fuzis automáticos.
A repórteres-fotográficos que se aproximaram, alguns soldados afirmaram que estavam ali para "proteger a praça", onde estão localizados o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. O chefe da operação, capitão Milton, negou: "É só adestramento".
O assessor de imprensa do Palácio do Planalto, Fernando Costa, leu uma nota do presidente Itamar Franco informando que ele estava acompanhando todas as ações dos militares.
"A ação do Ministério do Exército foi acertada ontem (terça- feira) na reunião", disse Fernando Costa. Ele se referiu à reunião que decidiu pela intervenção do Exército na greve da Polícia Federal.
Fernando Costa disse que a ação do Exército é chamada de "conduta de combate". Segundo a nota do presidente, todas as medidas foram tomadas para "que haja preservação da ordem".
Os helicópteros sobrevoaram a praça aos pares. Na primeira ação, seis soldados desceram por duas cordas de um dos helicópteros, que ficou parado no ar.
Nas outras operações, os helicópteros, ainda aos pares, pousaram na praça, espantando pombos e atraindo turistas que chegaram a posar para fotos. Nestes pousos, soldados armados de fuzis desceram e se espalharam pela praça.
Formosa
O Batalhão das Forças Especiais, que fez os exercícios de ontem, normalmente faz este tipo de adestramento no município de Formosa (GO), a 60km de Brasília, onde há um campo de instrução do Exército.

Texto Anterior: Choque entre PM e sem-terra fere 24
Próximo Texto: `Eles precisam ficar em algum lugar", diz Flores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.