São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Caminhos Cruzados" conta história da Aids

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

"Caminhos Cruzados" conta história da doença
"Caminhos Cruzados" recebeu o Oscar como melhor documentário em 1989. O filme foi dirigido por Robert Epstein e Jeffrey Friedman e conta a história de várias vítimas norte-americanas da Aids, a partir da colcha (o "quilt") que reúne milhares de painéis individuais com os nomes dos mortos.
A colcha começou a ser tecida em 1985. Epstein (que já ganhara outro Oscar em 1985) e Friedman fizeram uma colagem com as histórias de Tom Waddell, Sara Lewinstein, Sallie Perryman e seu marido, Jeffrey Sevcik, Vito Russo, David Mandell Jr., Tracey Torrey e David Campbell.
A tese central do documentário é mostrar o descaso do governo dos EUA e da mídia com a doença, considerada no início uma enfermidade de homossexuais e de usuários de drogas. As imagens são evidentes por si.
É difícil negar que os organismos sanitários norte-americanos (e mundiais) demoraram para reagir à epidemia. A conclusão evidente é de que preconceitos impediram uma resposta mais rápida e que muitos morreram e vão morrer por causa disso.
O mesmo tema foi analisado em um livro disponível em português, chamado "O Prazer com Risco de Vida" (editora Record).

Título: Caminhos Cruzados
Direção: Robert Epstein e Jeffrey Friedman
Produção: EUA, 1989
Duração: 80 min, cor
Narração: Dustin Hoffmann
Distribuição: Top Tape/Filmes do Estação tel. 011/257-6300)

Texto Anterior: `A Amante' é versão pobre de `O Jogador'
Próximo Texto: Locadoras têm bons títulos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.