São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beber muito provoca pressão alta, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mais de três doses diárias de álcool podem levar ao aumento da pressão arterial, sugere um estudo internacional publicado hoje na revista "British Medical Journal".
Os autores do estudo, conduzido nos EUA, Reino Unido, Japão e Bélgica, constataram aumento de pressão tanto nos casos em que a pessoa tinha e não tinha bebido nas últimas 24 horas.
O achado mostra, para os cientistas, que a relação entre o álcool e o aumento da pressão não é um efeito imediato nem da ingestão do álcool nem da abstinência.
Os resultados sugerem ainda que homens que consomem diariamente muito álcool exibem menor aumento de pressão do que os que consomem grandes volumes a intervalos mais longos.
"Isso sugere que o padrão do consumo pode ser importante", concluem os cientistas.
Os resultados não conflitam com estudos anteriores que haviam concluído que o consumo moderado de álcool, como um copo de vinho por dia, pode ter efeito benéfico no sistema circulatório.

Texto Anterior: `Serial killer' dos EUA terá cérebro estudado
Próximo Texto: Pesquisa questiona tese sobre evolução humana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.