São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Favorito, Uruguai faz a festa

THALES DE MENEZES

Se dependesse apenas da primeira tentativa, a idéia de um campeonato mundial de futebol não teria saído do papel.
Em 1905, nenhum país quis se inscrever no torneio proposto em congresso da Fifa, criada um ano antes por dirigentes de federações européias de futebol.
Em 1914, houve uma nova tentativa de uma competição internacional, dessa vez abordada pela Primeira Guerra Mundial (1914-18).
Apenas em 1920, com a eleição do francês Jules Rimet como seu presidente, a Fifa começou um processo de organização que a levaria a bancar um evento mundial.
O Uruguai foi escolhido como sede da primeira Copa. Sua seleção havia vencido os torneios olímpicos de 1924 (em Paris) e 28 (Amsterdã).
Das seleções européias, apenas França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia se dispuseram a tomar o navio para Montevidéu.
Essas quatro seleções e mais nove das Américas iniciaram a Copa no dia 13 de julho, sem que as obras do estádio Centenário estivessem concluídas.
A final foi uma repetição da decisão da Olímpiada de 28, entre uruguaios e argentinos. Depois de perder o primeiro tempo por 2 a 1, o Uruguai foi empurrado por 90 mil torcedores para uma virada espetacular, 4 a 2.

Próximo Texto: Jogos - 18
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.