São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erros de pronúncia são comuns

DA REDAÇÃO

A não ser em casos raros, em que a educação foi bilíngue, não é difícil identificar um interlocutor brasileiro, por melhor que ele fale inglês.
Brasileiro nunca acerta a pronúncia dos particípios e passados dos verbos regulares.
Por exemplo: "washed", do verbo "to wash", lavar, transforma-se em uóchedi na pronúncia brasileira, com ênfase no "e".
A pronúncia certa é óusht, sem o "e" e com o "d" final soando como "t".
E assim vai: "parked" (do verdo "park", estacionar), vira párkedi (o certo é parkt), "talked" (do verbo "talk", falar) vira tálkedi (o certo é tólkt) etc.
A pronúcia do "i" também é um terror para os brasileiros.
No verbo "wish" (desejar), por exemplo, o "i" deve soar como algo entre um "i" brasileiro e um "e". Mas os brasileiros não vacilam: pronunciam uíshi.
O "th", um som sibilado intermediário entre "f" e "s" nunca sai direito. "Think", pensar, é pronunciado, em geral, como "sink", afundar. "The" (o artigo o) sai "ze".
Segundo o professor de inglês Vasco da Costa Pinto, 32, para se comunicar em outro idioma, "a pronúncia é importante, mas a música da língua é mais".
"Se você tem um ritmo bom, é mais fácil ser entendido", afirma.
"Quando você está tomando banho e alguém grita na porta do banheiro `quem está aí?', você entende a pergunta, mesmo que não ouça cada palavra", diz.
É mais ou menos isso que acontece com todas as línguas.
"Poucas pessoas aprendem isso", acrescenta.
Há diferenças significativas na entonação do português e do inglês. A pergunta "oi, como é que está?" tem entonação descendente. Em inglês, "hi, how are you?", a entonação sobe.
Para o professor, "o inglês é uma língua internacional, então não tem um único jeito de falar. Todo mundo tem um sotaque, o sul-africano, o australiano".

Texto Anterior: Brasileiros criam `dialeto' próprio nos EUA
Próximo Texto: `Brazuca' prefere viver em gueto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.