São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior atinge 497,32 URVs

A maior aposentadoria a ser concedida pelo INSS este mês vai atingir 497,32 URVs.
É o caso de segurado que contribuiu pelo valor máximo nos últimos 36 meses (até abril de 94, inclusive) e já completou o tempo de serviço exigido na aposentadoria integral.
Homens têm direito à aposentadoria integral com no mínimo 35 anos de serviço e mulheres, 30 anos. Há períodos menores, mas para aposentadorias especiais.
A aposentadoria proporcional é concedida a partir dos 30 anos de serviço para homens e 25 anos para mulheres. Dá direito a 70% do salário-de-benefício, mais 6% por ano adicional.
Salário-de-benefício é a média aritmética dos 36 últimos salários-de-contribuição corrigidos mês a mês pela inflação.
Com a introdução da URV, as aposentadorias concedidas a partir de março são calculadas por uma tabela de atualização monetária diferente da anterior (ver Roteiro de Índices).
Os salários-de-contribuição até fevereiro de 94, inclusive, são multiplicados por fatores que resultam num valor atualizado equivalente à URV. Calcula-se a média e a renda mensal inicial.
Quem pediu aposentadoria a partir de abril atualiza os salários-de-contribuição pelos fatores da tabela até fevereiro de 94, inclusive, pois este foi o último mês de valores em cruzeiros reais.
Os salários-de-contribuição de março em diante não precisam ser atualizados porque já estão em URV. É o mesmo que multiplicar por 1 (um), como está no Roteiro de Índices.
A maior aposentadoria de quem contribui pelo teto tende a crescer até setembro. No cálculo da média, sai um valor baixo de 1991 (quando houve congelamento dos salários-de-contribuição) e entram as 582,86 URVs do teto atual.
A maior aposentadoria em setembro próximo deve chegar a 530,69 URVs.

Texto Anterior: Consumo determina o preço
Próximo Texto: Latasa institui bônus e acumula lucros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.