São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vila cenográfica tem cores caribenhas

MARCELO DE SOUZA
DO ENVIADO ESPECIAL

A cidade cenográfica montada pela Globo na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz (a 22 quilômetros de Fortaleza), para gravar "Tropicaliente", é na verdade um vilarejo cenográfico.
O cenário, cuidadosamente supervisionado pela direção de arte da emissora, conta com nove casinhas de pescadores. Todas têm detalhes coloridos, cumprindo o desejo do autor Walter Negrão de dar cores "caribenhas" à novela.
As construções lembram vagamente uma verdadeira vila de pescadores. Perto de qualquer uma, o cenário de "Tropicaliente" parece uma grande aldeia de milionários. "É bonito isto daqui", dizia admirado um pescador nativo, que participava de uma gravação como figurante no último dia 30.
"Licença poética" à parte, as praias e as dunas de Fortaleza foram escolhidas como cenário de "Tropicaliente" por Paulo Ubiratan, diretor-artístico da Globo, por causa da beleza natural do lugar.
"Vale a pena investir aqui", diz ele. "Mas os custos de uma gravação de novela fora do eixo Rio-São Paulo são muito altos."
Em termos, já que empresas particulares do Ceará patrocinam passagens aéreas e hospedagem para uma equipe de cerca de 60 pessoas, todos os meses. A faixa de praia utilizada para a aldeia cenográfica foi cedida pela Marinha.
Segundo Ubiratan, a idéia é manter as construções mesmo depois que a novela terminar. O lugar deve virar um ponto turístico, depois que as casinhas dos pescadores forem transformadas em bares, lojas e restaurantes.
(MSZ)

Texto Anterior: Diretor impõe limite do horário a texto
Próximo Texto: QUEM É QUEM EM "TROPICALIENTE"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.