São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Positivismo deu origem a lema

DA REDAÇÃO

Positivismo deu origem a lema
O lema "Ordem e Progresso", inscrito na bandeira brasileira, tem origem no positivismo –escola filosófica e religiosa fundada por Auguste Comte (1798-1857).
A fórmula sagrada do positivismo, exposta por Comte em seu "Catecismo Positivista" (1852), é a seguinte: "O Amor por princípio, a Ordem por base, e o Progresso por fim". Resumidamente: Amor, Ordem e Progresso.
O positivismo obteve larga influência no Brasil. Em 1876, Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Benjamin Constant fundam a primeira sociedade positivista do Brasil.
Liderados por Constant, os positivistas conquistam grande influência no Exército, no qual divulgam os ideais republicanos.
Pouco depois da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos projetam a nova bandeira, com o desenho do artista plástico Décio Vilares (também positivista).
A nova bandeira substituiu a coroa imperial pela esfera azul-celeste, que representa o céu do Rio em 15 de novembro, com a inclusão da faixa branca com a legenda "Ordem e Progresso". Ela foi apresentada em 19 de novembro.
Houve muitos protestos contra a nova bandeira –apelidada de bandeira "marca cometa". A Igreja Católica protestava contra a inclusão do slogan de uma "seita" religiosa num símbolo nacional.
As tentativas de substituí-la, porém, esbarraram na resistência dos militares positivistas.

Texto Anterior: PSDB lembrará inscrição da bandeira
Próximo Texto: Aliança recebe aprovação de 75% dos convencionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.