São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choque de massas causou vento

DA REPORTAGEM LOCAL

O temporal que atingiu Ribeirão Preto na noite de sábado foi causado por um choque de massas de ar de diferentes temperaturas.
O fenônemo é denominado, pela meteorologia, "explosão de nuvens convectivas".
Luiz Fernando de Mattos, 41, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que uma frente fria de forte intensidade seguia em direção a Minas quando foi bloqueada por uma massa de ar quente vinda do Nordeste.
"A frente fria ficou estacionada sobre Ribeirão Preto e a diferença de temperatura entre os dois sistemas provocou fortes ventos, chuva e granizo", afirmou.
A previsão do tempo para hoje é de céu parcialmente nublado com períodos de melhoria durante o dia, informou o Inmet.
"Se, durante a semana, a temperatura na cidade voltar a subir, o fenômeno pode vir a se repetir."
As chuvas atingiram 200 mm na noite de sábado. O total previsto para o mês era de 57 mm.
Segundo a meteorologista Rita cerqueira, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, os ventos atingiram 100 km/h.

Texto Anterior: Chico Buarque participa de jogo contra a fome; Morre em Goiânia mais uma vítima do Césio 137; Assalto a carro-forte rende CR$ 108 mi; Incêndio destrói prédio da Suframa no AM; Preso é linchado em cadeia na Paraíba; QUINA
Próximo Texto: Para entender o que aconteceu em Ribeirão Preto na noite de sábado, conheça o significado e a forma utilizada pelos meteorologistas para clasificar os ventos de acordo com sua intensidade:
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.