São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desaceleração é motivo de morte no trânsito

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A desaceleração -que foi apontada inicialmente como responsável pelas lesões do piloto Ayrton Senna- pode causar complicações mesmo em acidentes urbanos.
Segundo Alberto Francisco Sabbag, especialista em medicina do tráfego e secretário-geral da Abramet, a desaceleração é uma das responsáveis pela mortalidade no trânsito do Brasil.
Ela acontece quando há uma interrupção súbita de um movimento. O corpo da pessoa fica parado (pelo uso do cinto) mas os órgãos internos mantém a velocidade.
Como esses órgãos não estão totalmente presos, eles acabam se chocando com muita força contra ossos, músculos e pele.
A violência do choque pode causar rompimento do fígado, baço, bexiga, e até do útero (em mulheres grávidas).
Pequenos vasos sanguíneos podem ser arrancados da sua posição original e começar a sangrar dentro do organismo.
O cérebro bate contra o crânio (estrutura compacta e rígida) e forma áreas de lesão e hematomas (coágulos de sangue). Em várias dessas situações, só uma cirurgia de urgência pode salvar.
"Quanto maior a velocidade do carro e mais brusca a interrupção do movimento, mais graves são os efeitos causados pela desaceleração", diz Sabbag.
Quando o veículo está acima de 150 Km/h, acontece um prejuízo na função dos neurônios (células nervosas) por um tipo de "torção". É o que os especialistas chamam de lesão axonal difusa.
Se a pessoa bate dentro do carro (contra o volante, janelas ou pára-brisa) também ocorrem ferimentos pelo impacto direto.
Mulheres grávidas
Gestantes que precisam guiar ou andar de carro devem usar sempre o cinto de segurança. O cinto de três pontos é fundamental.
Uma das faixas deve passar na região pélvica (embaixo da barriga) e a outra na região torácica. A região abdominal (com o útero) fica segura pelo cinto.
(JB)

Texto Anterior: Casal sofre acidente e passa a usar cinto de segurança
Próximo Texto: Conselhos para crianças servem também aos pais; O NÚMERO; A FRASE; Psicoterapia é indicada em transtorno alimentar; Hanseníase deixará de ser problema em 6 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.