São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro é excessivo e corajoso

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Fermata é uma notação musical que indica uma duração indeterminada. Baker escolheu bem o título de seu romance. Nele, o personagem principal tem o dom de parar o universo por quanto tempo e quantas vezes desejar.
Arno Strine, o personagem, usa seu dom para atividades bizarras. Sua preferida é despir mulheres em lugares públicos. Mas pode simplesmente observá-las na intimidade do banho, por exemplo.
Strine é um voyeur típico. Quer ver o segundo do orgasmo, sem ter que participar dele. Põe vibradores nas mãos das mulheres e observa o que vem a seguir.
Gosta também de ver mulheres lendo textos pornográficos que faz chegarem até elas. Segundo Baker, esta é uma fantasia de todo escritor.
"Fermata", o livro, é um relato detalhadíssimo de tudo o que se passa no universo adolescente e voyeurístico do personagem/narrador. No esforço de escrever sua biografia, Strine busca obsessivamente todos os detalhes de seu pensamento.
Embora, em vários momentos, soe excessivo nos detalhes,"Fermata" é um livro corajoso, principalmente em tempos de moralismo explícito.

Texto Anterior: `Fermata' pára o tempo e despe mulheres
Próximo Texto: Nicholson Baker se caracteriza por esquisitices
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.