São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morgan Freeman disseca o apartheid em estréia na direção

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Em época de eleições e fim de apartheid na África do Sul, a Paramount Vídeo aproveitou o embalo para lançar o filme "Bopha! – À Flor da Pele".
O filme é recheado de dramas de consciência e de muita violência, que explicitam o horror do apartheid –regime segregacionista que vigorou durante mais de 40 anos no país.
"Bopha!" (que em zulu tem o duplo significado "pare!" ou "prisão") é a história do policial negro Micah (Danny Glover, conhecido pela série de filmes "Máquina Mortífera"), que acha que está agindo corretamente, mesmo sendo conivente com o sistema de segregação do país onde vive.
O filme se passa em 1980, mas tem como conflito central uma referência ao Levante de Soweto –estudantes protestaram quando o africâns foi decretado como língua oficial, em 1976.
A cena mostra os estudantes da cidade de Moroka saindo da escola porque se recusavam em ter aulas em africâns. O protesto desencadeia a onda de violência na cidade.
E ao mesmo tempo, incita novos protestos pacíficos em que negros clamam por igualdade, e são sempre reprimidos pela polícia.
O filme foi gravado em Harare (capital do Zimbábue, país vizinho da África do Sul). Teria sido melhor contextualizado se fosse feito no país do apartheid.
Mas isso não chega a descaracterizar uma história que tem sua força em leis segregacionistas abusivas, e em interpretações de destaque de Danny Glover e Malcolm McDowell –como De Villiers.
O que parece é que o assunto apartheid, mesmo extinto na prática, ainda pode render muito em grandes produções. Só depende do poder de faro da indústria cinematográfica perceber que o Vietnã dos próximos anos fica na África do Sul.

Título: "Bopha- À Flor da Pele"
Direção: Morgan Freeman
Elenco: Danny Glover e Malcolm McDowell
Ano de Produção: 1993
Duração: 109 minutos
Lançamento: CIC Vídeo

Texto Anterior: Andy Wahrol ganha museu nos EUA
Próximo Texto: Bem e mal flertam em `Na Linha de Fogo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.