São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Preço do meião da moda varia 73%

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

As coxas estão à mostra neste inverno, Apesar do frio, os meiões que cobrem até o joelho (ou um pouco mais) tomaram o lugar das calças compridas na estação.
Campeão de vendas, ele aparece em algodão, lã acrílica e poliéster. Os preços de uma mesma marca variam mais de 73% de acordo com a loja.
O meião da Puket, com estampa escocesa, custa CR$ 6.352,00 no Depósito de Meias São Jorge e CR$ 11.000,00 na Jogê Meias.
O preferido das paulistas, segundo as vendas, é o 5/8 (que cobre até o joelho), todo preto. Em seguida vêm os coloridos ou com estampa em xadrez.
Traje tipicamente masculino até os anos 40 –quando virou uniforme das colegiais–, a meia comprida surgiu no século 17.
Segundo a professora de história da moda Mitsuko Shitara, 40, ela servia para deixar livres os joelhos dos moradores da montanha.
O meião se tornou ideal para a prática de esportes. Sua volta às prateleiras remete obrigatoramente ao traje de futebol – ainda mais em ano de Copa do Mundo.
Na Casa do Esportista do shopping Ibirapuera, o principal consumidor dos meiões pretos da Penalty são as teens.
"Elas dobram a ponta porque têm o pé pequeno", diz o sub-gerente Arnaldo mendes, 27. Segundo ele, a loja vende cerca de 10 pares por dia, só para meninas.
Conhecido de outros invernos –o meião já foi moda nos idos de 1987–, ele volta acompanhado de saias curtíssimas e coturnos.
As vendedoras da loja Forum adotaram o modelo para trabalhar. Cada uma mostra um estilo de usar a meia: com sapato de salto, coturno, tênis, vestido ou bermuda.
Papoula Haman, 22, afirma que as "senhoras" que entram na loja estranham sua maneira de vestir. "Têm gente que pergunta se é uniforme", conta.
A coordenadora do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina, Vera Lígia Gibert, 45, diz que essa moda mostra uma tendência de volta ao romantismo.
"É bem característico de fim de século. As pessoas buscam a certeza do que foi bom e que elas não viveram", afirma.
Vera diz que esse tipo de roupa é indicado para mulheres longilíneas ou para as teens. "A meia corta o corpo no joelho e a saia, na copa", diz.
A opinião é a mesma do supervisor de estilo da Forum e Triton, Henrique Reis, Ele aconselha as mais baixas a usarem meia soquete para não correr riscos.

ONDE COMPRAR
Forum - r. Oscar Freire, 916 e shoppings.
Depósito São Jorge - r. 24 de Março, 485.
Shopping Ibirapuera - Casa do Esportista, Casa Bayard. Av. Ibirapuera, 3.103.
Center Norte - Jogê, Meia de Seda, Triton, Mackenna, Ópera Rock, R. Otto Baungart, 500.
Eldorado - Cia das Meias. Av. Rebouças, 3.970.
Iguatemi - Biju Meias. Av. Brig. Faria Lima, 1.191.

Texto Anterior: Depósito vende mais barato que shopping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.