São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time investe em faltas e escanteios

JOÃO MÁXIMO; MÁRIO MAGALHÃES; SÉRGIO TORRES
DOS ENVIADOS ESPECIAIS

A seleção brasileira fará treinos secretos nos Estados Unidos para preparar jogadas a partir de bola parada. O anúncio foi feito pelo técnico Carlos Alberto Parreira.
Ele disse que se o meia Zico, 41, não tivesse problemas crônicos de joelho e tivesse poucos anos a menos, seria titular da equipe. "Hoje não temos jogadores criativos como ele".
Parreira está preocupado com o que considera pouco tempo para ensaiar jogadas de bola parada. De acordo com estudos feitos por ele, 40% dos gols europeus e brasileiros são feitos em jogadas assim.
Ele busca quatro opções para cobrança de falta, duas para escanteio e duas para lateral no ataque.
Na defesa, sua maior preocupação é com a cobrança de escanteios. "Já pensou cinco suecos gigantes na nossa área?" A Suécia é o terceiro adversário no Mundial.
A preocupação de Parreira é maior com as bolas cruzadas sobre a área brasileira no primeiro pau –trave mais próxima do canto onde é cobrado o escanteio.
"Não tenho estatísticas, mas a esmagadora maioria dos gols surgidos de escanteios é de jogadas no primeiro pau", disse.
Até o fim da participação brasileira na Copa, todas as noites Parreira dará palestras ao time sobre tática, jogadas ensaiadas e adversários.
(JM,MM e ST)

Texto Anterior: Defeito na perna atrapalha Branco
Próximo Texto: Atacante pode ser liberado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.