São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital inaugura ala de traumatismo craniano

DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital da AACD (Associação de Assistência à Criança Defeituosa) inaugurou há cerca de dois meses a Unidade de Reabilitação de Pacientes de Traumatismo Crânio-Encefálico e Acidente Vascular Cerebral.
O departamento, considerado pioneiro no país, atende pacientes que sobreviveram a choques na cabeça ou derrames cerebrais.
Segundo o diretor do hospital, Ivan Ferraretto, a intensidade do traumatismo pode levar à morte, como ocorreu com o piloto Ayrton Senna, ou provocar sequelas.
Entre essas sequelas estaria a perda da memória e das relações com o próprio ambiente e com pessoas próximas. "A pessoa fica semidesligada do mundo", disse Ferraretto.
No entanto, segundo o médico, o tratamento com fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e clínicos gerais pode recuperar algumas funções.
"Aqui na Unidade de Reabilitação temos tudo em um só lugar e a recuperação pode ser até 50% mais rápida", disse.
A unidade tem hoje 16 leitos e 10 pacientes. Na primeira semana do tratamento é feito um exame geral para avaliar o potencial de reabilitação.
O paciente fica internado por um mês e meio com tratamento intensivo. Depois disso pode continuar a se tratar em casa.

Texto Anterior: Médicos faltam em PS e 750 ficam sem atendimento
Próximo Texto: Córrego do Cordeiro faz quintais desabarem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.