São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
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Top de Marketing vai para shopping Rio Sul

EDNA DANTAS
DA SUCURSAL DO RIO

Pela primeira vez, em 24 anos, um shopping center vai receber o Top de Marketing –o principal prêmio do marketing brasileiro. O premiado será o Rio Sul, o mais antigo shopping carioca.
Para garantir um lugar entre os 19 premiados, entre eles bancos como Bradesco, Unibanco e Bamerindus, o Rio Sul reformulou conceitos, inspirados no modelo norte-americano da década de 60, e investiu US$ 25 milhões em obras.
Até o final do ano, dentro do projeto iniciado em janeiro de 91, o shopping vai adotar o estilo "Rio Sul by night" –as 350 lojas passarão a funcionar 16 horas ininterruptas, fechando às 2h.
O prêmio Top Marketing é concedido pela ADVB (Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e será entregue hoje em São Paulo.
Em 1980, quando foi inaugurado, o shopping, situado entre a zona sul e o centro da cidade, adotou a marca característica do modelo norte-americano: seria um "templo de consumo".
A estratégia de marketing daquela época recomendava que os shoppings fossem confusos. O objetivo, explica o superintendente do Rio Sul, Claudio Guaranys, "era fazer o cliente se perder e andar mais".
O modelo econômico do governo Collor esvaziou os corredores confusos do shopping e obrigou seus administradores a pensar um projeto de adaptação aos anos 90.
As mudanças começaram em 20 de janeiro de 91 com a troca do piso de mármore derrapante, que obrigava o cliente a andar devagar, por granito –piso mais seguro.
"Nestes três últimos anos, o Rio Sul passou por um processo de humanização", afirmou Guaranys. O shopping ganhou uma iluminação mais clara, plantas, bancos e bebedouros.
Na área de serviços, o Rio Sul criou uma linha de ônibus para turistas, fraldário, serviço de carrinhos de bebê e cadeiras de roda gratuito, posto de correio e estacionamento Vip.
Recentemente, o Rio Sul criou a chamada "conexão Canecão"–ligação entre o shopping e a tradicional casa de espetáculo.
Além da permissão para usar o estacionamento do shopping, os frequentadores do Canecão ganharam uma área de lazer noturna dentro do Rio Sul –com funcionamento até 2h.
O shopping "by night" tem, ainda, um novo bar e restaurante, o "Fun Club", que após as 23h se transforma em boate –funciona até as 4h30.
Além do prêmio Top de Marketing, as mudanças garantiram um crescimento de 15% no faturamento entre 92 e 93. Neste mesmo período o público caiu 9%.

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