São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul-iemenitas nomeiam presidente enquanto forças do Norte avançam

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Sul-iemenitas nomeiam presidente enquanto forças do Norte avançam
Forças do Norte do Iêmen conquistaram ontem a província de Shawba (no Sul), incluindo a capital regional Ataq, informou um porta-voz militar.
"Ataq caiu hoje", disse também um ministro na capital do Norte, Sanaa. Em Shawba está sendo implantada a exploração de petróleo.
Um assessor do presidente do Iêmen, Ali Abdulah Saleh, do Norte, disse ser inevitável o conflito militar entre Norte e Sul.
O país era liderado em conjunto pelo nortista Saleh e pelo vice-presidente, Ali Salem al-Baidh, do Sul, desde a unificação em 1990 com o fim da Guerra Fria.
Antes disso, o Iêmen do Sul era alinhado com o governo soviético e o Iêmen do Norte com os países do Ocidente.
Divergências recentes entre o presidente e o vice levaram ao confronto entre os dois exércitos, iniciado dia 4 deste mês.
As forças do Sul declararam sua independência e proclamaram ontem Baidh como seu presidente.
O Norte rechaçou o desligamento do Sul e iniciou uma marcha rumo a Áden (capital do Sul e do país, com 350 mil habitantes).
Segundo um porta-voz militar, além de tomar a província de Shawba, o Exército do Norte derrubou um avião russo MIG-21 e capturou armamentos do Sul.
O principal campo petrolífero do Sul, Masila, ainda está em poder das forças sulistas.
Baidh procura reconhecimento internacional para seu Estado recém-criado, mas mesmo a Rússia, antiga aliada, reafirmou ontem seu apoio ao governo do Norte.

Texto Anterior: Rebeldes tomam posto do governo nas portas da capital de Ruanda
Próximo Texto: Discurso de Arafat é criticado em Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.