São Paulo, sábado, 28 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emplastro combate parto prematuro

DA REDAÇÃO

Um emplastro com nitroglicerina pode ser uma tratamento eficaz para combater o nascimento prematuro de bebês.
Cientistas britânicos relatam hoje na revista médica "The Lancet" que o emplastro, aplicado em 13 gestantes em trabalho de parto prematuro (três a cinco meses de gravidez), interrompeu as contrações uterinas.
A nitroglicerina libera uma substância, o óxido nítrico, que relaxa o músculo do útero, interrompendo as contrações características do trabalho de parto.
Os autores do artigo, do Hospital King's College, em Londres, disseram que o emplastro prolongou a gravidez, em média, em quatro semanas.
Os efeitos colaterais foram dor de cabeça e vermelhidão no local da aplicação. Não foi registrado nenhum efeito colateral nos bebês já nascidos.
Os autores afirmam que o estudo baseia-se apenas na observação das gestantes. Para que a eficácia do tratamento seja comprovada, é necessário um teste clínico de maior porte.

Texto Anterior: Pertence afirma que faltosos serão punidos
Próximo Texto: Cientistas na Bósnia criam 4.000 galinhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.