São Paulo, sábado, 28 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EGÍPCIOS ENSINARAM A FABRICAR PERFUME

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Batom, esmalte, perfume, xampu, creme para a pele e pasta de dente são produtos de limpeza ou adorno, chamados de cosméticos. "Cosmético" vem da palavra grega "kosmos", que significa "adorno" ou "ordem".
Em 4000 a.C. (antes do nascimento de Cristo), os egípcios já misturavam resinas (um tipo de cera) com água e óleo e esfregavam no corpo.
Os perfumes eram usados em festas religiosas, serviam para deixá-los cheirosos e bonitos e para proteger contra o clima quente e seco. Os egípcios também queimavam resinas e madeiras para perfumar os lugares.
Gregos e romanos aprenderam a fazer perfumes com os egípcios. Por volta de 1100 d.C., os perfumes se tornaram populares na Europa.
Os povos africanos pintavam o corpo para lutar na guerra e participar de festas religiosas.
Os índios norte-americanos passavam gorduras de animais no corpo antes de se pintarem. Elas também serviam de proteção contra o frio e os insetos.
Hoje, existem perfumes em forma de pasta e líquidos. A maioria é feita combinando flores, óleos vegetais, substâncias animais, álcool, água e produtos sintéticos (criado em laboratório para substituir o natural).

Texto Anterior: MODA CONFORTÁVEL PARA USAR NO INVERNO
Próximo Texto: ÁFRICA DO SUL TEM O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.