São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglesas recriam Mata Atlântica em Londres

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O Brasil (com sotaque inglês) fez bonito na semana passada em Londres. Três senhoras do São Paulo Garden Club ganharam uma medalha de prata no Chelsea Flower Show, a mais tradicional exposição de jardinagem do mundo.
Foi a primeira vez que o Brasil participou, concorrendo com dezenas de expositores profissionais.
Betty Rogers, Norinka Ford e Esther Loewenthal estão exaustas. Desde novembro, quando o convite para a feira foi oficializado pela Royal Horticultural Society (RHS), elas travaram árdua batalha com autoridades alfandegárias brasileiras e britânicas para recriar a Mata Atlântica em Londres.
As 2,5 t de plantas (orquídeas, palmeiras, palmito, bromélias, Pau-brasil) e equipamentos chegaram atrasadas por causa de uma greve no aeroporto de Cumbica. A montagem acabou na segunda-feira, dia de abertura da feira.
O primeiro dia é reservado à imprensa e convidados vips, entre eles boa parte da nobreza britânica.
Terça e quarta são exclusivos para os 170 mil sócios da RHS. Quinta e sexta, alguns dos estimados 11 milhões de jardineiros ingleses visitam a feira. No total, cerca de 170 mil pessoas visitam a exposição espalhada por 8 km2.
"Se tivéssemos mais orquídeas, levaríamos a medalha de ouro", diz Betty em "portinglês", a língua de nossas três representantes, todas nascidas no Reino Unido e morando há "décadas" no Brasil.
O convite para a feira surgiu de uma visita de Roy Lancaster, renomado paisagista inglês, a São Paulo. Ele se impressionou com o jardim da casa de Esther em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo).
Esther diz que seu jardim está ficando mais "natural" desde a morte do marido. "As contas a fazer com a inflação tomam tempo."

Texto Anterior: Garden Club foi fundado em 39
Próximo Texto: Mar "engole" 10% das praias do Ceará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.