São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prazo para declarar IR termina na terça

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Termina na próxima terça-feira, dia 31, o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda e para o pagamento da primeira quota (ou quota única), de quem tem saldo de IR a pagar.
Este ano, todos os valores devem ser convertidos para Ufir com base no valor desta no mês de efetivo recebimento ou pagamento.
Acompanhe agora algumas dicas para fazer a sua declaração.
1 - Um casal pode declarar em conjunto ou separadamente. Saiba que, quando ambos têm rendimento, as declarações em separado costumam ser mais vantajosas.
Quando houver a opção pela declaração conjunta, o titular pode colocar o outro cônjuge como dependente, abatendo 480 Ufir.
2 - Cada dependente, como filhos, pode ser incluído em apenas uma declaração. O ideal é colocá-los na do cônjuge que tem o maior rendimento.
3 - Despesas com saúde (médicos, hospitais, planos ou seguro-saúde etc.) são integralmente abatidas da renda bruta.
Se o casal declara em separado, estas deduções devem ir para a declaração de quem se beneficiou do tratamento (ou seu dependente).
Mas, se o recibo está no nome do outro cônjuge, dificilmente a Receita detectaria a irregularidade.
4 - É permitida ainda a dedução de despesas com instrução, até o limite de 650 Ufir por pessoa incluída na declaração.
5 - Aposentado com 65 anos ou mais também pode abater da renda até 12 mil Ufir (1.000 para cada mês do ano, desde que já tivesse esta idade em janeiro de 93).
6 - Antes de entregar a declaração, faça uma conferência final. Às vezes, um erro banal pode lhe trazer problemas com a Receita.
7 - Recalcule e veja se preencheu corretamente o nº do CPF.
8 - Se tiver imposto a pagar, confira também o preenchimento do Darf e verifique se o código de receita está correto.
9 - Outro erro comum é lançar o 13º salário como rendimento tributável. Isto aumenta seu imposto. O 13º já teve IR recolhido na fonte e é lançado em um campo próprio.
10 - Tudo pronto? Entregue em um banco oficial ou na própria Receita (ver quadro ao lado). Hoje, as maiores agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal estão abertas. Amanhã e terça, os dois bancos prorrogaram o atendimento até as 24h e algumas agências do Banespa até as 22h.

Texto Anterior: O resíduo inflacionário
Próximo Texto: FAÇA AS CONTAS E ENTREGUE A DECLARAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.