São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundial já acirra "guerra" dos espiões

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
DOS ENVIADOS A LOS GATOS

Mundial já acirra `guerra' dos espiões
Parreira fecha treinos a estrangeiros enquanto seus `olheiros' vão à Europa espionar seleções adversárias
O técnico Carlos Alberto Parreira teme ser ferido com armas iguais às suas: proibiu a presença de público em treinos táticos e coletivos da seleção brasileira, vetou jornalistas estrangeiros nesses treinamentos e baniu câmaras de vídeo da arquibancada.
Ele quer dificultar ao máximo o trabalho dos "espiões" das outras seleções, os especialistas que analisam e estudam a maneira de jogar dos adversários. Conhecendo-os, têm mais chances de derrotá-los.
Enquanto ergue obstáculos para observadores oponentes, Parreira envia para a Europa seus dois "espiões": Jairo dos Santos e Júnior, ex-técnico do Flamengo.
Os dois vão assistir a partidas da Rússia e da Suécia até o começo de junho. As duas equipes integram o Grupo B do Mundial, ao lado de Brasil e Camarões.
A proximidade do Mundial aumenta a atividade dos observadores e cria situações curiosas. Em abril, Jairo dos Santos foi à Turquia ver um jogo da Rússia e teve ao seu lado no estádio um colega de profissão: o "espião" sueco.
O trabalho dos observadores não é necessariamente clandestino. Muitas federações nacionais informam as que sediam um jogo da presença de um observador. É a "espionagem"diplomática.
Entre grandes clubes é assim. Em 1992, o Barcelona (Espanha) pediu e o São Paulo assegurou um lugar no estádio do Morumbi para um assistente do técnico Cruyff ver seu futuro adversário do Mundial Interclubes.
Os "espiões" são profissionais muito ligados ao futebol. Júnior é técnico. Jairo dos Santos, ao lado de Parreira, é um dos maiores estudiosos do esporte no Brasil.
Em 1982, o técnico Telê Santana chamou um ex-treinador seu, Zezé Moreira, para acompanhar outras equipes.
Como Parreira, técnicos de outras seleções querem evitar eventuais "espiões" em seus treinos, que poderão ser fechados a público e imprensa. São os chamados treinos secretos.
(FR e MM)

Texto Anterior: BÉLGICA
Próximo Texto: Romário evita as polêmicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.