São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
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Apartamento modelo cativa comprador

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DA REPORTAGEM LOCAL

Para viabilizar vendas mais rápidas e aumentar a segurança do cliente, várias construtoras estão montando um apartamento modelo decorado, junto a estandes de lançamento que ainda não tiveram as obras do prédio iniciadas.
A estratégia de marketing –usada por empresas como a Encol, Gafisa, Rossi Residencial, Kallas, Boghosian e Mota Machado–, cativa os compradores.
Com a visita ao apartamento modelo, os interessados podem avaliar com clareza como será o espaço interno do futuro imóvel.
Comprar na planta significa adquirir um apartamento no papel –algo parecido com comprar algum produtos através de catálogo.
A situação multiplica as dúvidas na cabeça do cliente. Por mais que se faça contas coma as medidas de cada cômodo, olhando só plantas é muito difícil ter certeza se os móveis vão caber no apartamento.
Também fica complicado saber, por exemplo, se a circulação que o projeto propõe vai agradar.
O contador Ayrton de Mattos, 36, diz que não fecharia negócio se tivesse visto apenas plantas.
"No meu caso, ver o apartamento modelo decorado foi um fator decisivo na compra", afirma.
"Meu irmão comprou um apartamento vendo somente desenhos. Quando ele ficou pronto, quase não havia espaço nem para acomodar os sofas da sala", diz Mattos.
O contador comprou um apartamento de cobertura com três quartos no edifício "Ilha de Milo", na Chácara Alexandria (zona sul).
O preço total desse imóvel é de cerca de US$ 172 mil. O prédio foi lançado recentemente pela Gafisa.
Na visita a um apartamento modelo, Mattos diz ser preciso estar atento para alguns artifícios que podem ser usados na decoração.
"Cores claras, por exemplo, tendem a dar impressão de maior amplitude aos ambientes", afirma.
Mattos fez questão de comprar um imóvel na planta "porque esse tipo de negócio exige entrada menor e oferece pagamento mais flexível que apartamentos prontos ou em fase de construção avançada".
Ver o apartamento modelo decorado de um empreendimento da construtora Kallas também ajudou o representante comercial João Dionísio Suniga, 30, a se decidir pela compra.
"Foi ótimo para visualizar o espaço interno. Não que eu tenha gostado da decoração que a empresa fez. Quando mudar, quero mobiliar do meu jeito", diz.
Há um mês Suniga comprou um apartamento de três quartos em São Bernardo do Campo (ABCD).
Para não confundir a decoração com o que realmente seria entregue no imóvel, Suniga pediu esclarecimentos ao corretor.
Detalhes de acabamento –como gabinete da pia, box do banheiro e revestimento em carpete– são itens que estão nos modelos, mas nem sempre serão colocados nas unidades.

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