São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poder do Parlamento cresce

ANDRÉ LAHÓZ
DO ENVIADO ESPECIAL

A União Européia funciona basicamente sobre três instituições: o Parlamento, a Comissão Européia e o Conselho de Ministros.
O Parlamento é formado pelos deputados eleitos nos países-membros. A Comissão é constituída por 17 pessoas, sendo controlada apenas pelo Parlamento.
O Conselho é formado pelos 12 ministros de cada país e de cada área (por exemplo, o Conselho dos Negócios Estrangeiros reúne os 12 ministros da área).
O Parlamento não tinha muitos poderes até o Tratado de Maastricht, que entrou em vigor em 1º de novembro de 1993.
Antes disso, a tramitação de uma lei era a seguinte:
A comissão elaborava uma proposta e levava para o Parlamento.
O Conselho de Ministros daquele determinado assunto tentava chegar a uma posição comum entre Parlamento e Comissão.
Esse texto do Conselho era enviado novamente ao Parlamento, que poderia então aprová-lo, modificá-lo ou rejeitá-lo.
Se o Parlamento rejeitasse ou alterasse a proposta, esse texto voltaria ao Conselho. Caso tivesse unanimidade, o Conselho poderia fazer valer a sua opinião.
Como se vê, o Parlamento tinha um papel muito restrito. Maastricht tentou corrigir parte dessas distorções, aumentando os poderes do Parlamento.
Hoje em dia, em boa parte das leis a decisão é conjunta entre Parlamento e Conselho, principalmente leis sobre a livre circulação de trabalhadores, direitos de residência e estradas. Mas em vários campos o procedimento acima descrito ainda continua válido.
O Parlamento também deve aprovar todos os tratados internacionais importantes.
Paralelamente a esses três órgãos, há também o Conselho Europeu, que reúne todos os chefes de Estado ou governo da União. Eles se encontram duas vezes ao ano para definir grandes linhas de atuação comum.
(AL)

Texto Anterior: Britânicos cessam trégua
Próximo Texto: Sede fica no núcleo da Europa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.