São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Varela ressuscita na CNT/Gazeta

ANNETTE SCHWARTSMAN
DA REPORTAOEM LOCAL

Marcelo Tas está de volta à TV em dose dupla. A partir de hoje ele reencarna o repórter Ernesto Varela no programa "Brasil Na Copa", da CNT/Gazeta (22h). Desde o último dia 9, Tas também pode ser visto na série infantil "Castelo Rá-Tim-Bum", da Rede Cultura, na pele de Telekid.
Tas criou o repórter Ernesto Varela no início dos anos 80, na extinta Abril Vídeo. Agora, em versão "verão 90", Varela fará reportagens para o quadro "Repórter Fora da Bola".
"A idéia é mostrar o outro lado da Copa, já que nem estamos credenciados para a cobertura", explica Tas, que considera "simpático jogar no time de Davi contra Golias".
"Não temos nenhuma preocupação com o jogo, com a bola. A idéia é assistir as partidas na casa dos outros, como em uma comunidade hippie", explica Tas, que pretende tirar vantagem da criatividade. "Além de estar fora da bola, vou trabalhar com o esquema Gazeta de produção", lembra.
Mas ele não considera isso uma desvantagem: "Vou compatibilizar o orçamento com o tipo de cobertura que quero fazer há muito tempo, de trabalhar com uma equipe hiperenxuta".
A equipe se resume a Tas, um operador de câmera e uma produtora. Um de seus segredos é a câmera semiprofissional da Canon. "Ela pesa dois quilos e é idêntica a uma câmera fotográfica. Cabe em uma sacola e tem uma qualidade de imagem muito boa", conta.
O convite para ressuscitar Varela surgiu quando Tas se preparava para cobrir as eleições deste ano. Ele aceitou a proposta sem descartar a idéia de voltar a fazer jornalismo político.
"Estou exercitando coisas que posso usar nas eleições", diz Tas. Suas últimas atividades foram escrever roteiros para o "Programa Legal" e atuar nos filmes "Capitalismo Selvagem", de André Klotzel, e no episódio "Drão" de "Veja Esta Canção", de Cacá Diegues.
Sobre Telekid, seu personagem em "Castelo Rá-Tim-Bum" (Cultura, 19h), Tas diz estar satisfeito. "Acabei dando uma arma para as crianças", diz. Explica-se: Telekid vive dentro de um CD-ROM e protagoniza o quadro "Porque Sim". Usando o bordão "porque sim não é resposta", dá explicações precisas e científicas às intermináveis perguntas de Zequinha, uma das crianças do elenco.
"O mais complicado foi traduzir as informações em linguagem acessível ao público infantil", conta.
Tas –aliás, Varela– viaja para São Francisco na próxima quarta-feira. No "Brasil na Copa" que vai ao ar hoje, a participação de Varela se resume a um editorial que explica o que o repórter fará durante a Copa do Mundo. O cenário de fundo deve ser o embarque dos jogadores da seleção.
Para a edição do próximo domingo, Tas promete uma reportagem que tentará explicar, através de depoimentos de especialistas, porque os americanos não sabem jogar futebol.

Texto Anterior: Mayara Magri sai da "geladeira"
Próximo Texto: É o Ensebadão do Seu Silvio!; Homenagem da CNT é roubada!; A deslumbrante e a saltitante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.