São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
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Veja como transformar seu Fusca em um conversível

A modificação completa do modelo custa a partir de US$ 3.600

LUÍS PEREZ
DA REDAÇÃO

Transformar um Fusquinha velho em um simpático conversível é mais fácil do que parece.
Já são comercializados kits que permitem a modificação em uma oficina de funilaria.
Por US$ 1.200 é possível adquirir o kit Rabbit Speedster, com base de fibra de vidro, vendido pela empresa Puma Kit's Veículos e Peças desde o início deste mês.
O kit é composto por reforços laterais (para evitar torções), tampa traseira da base da capota até a tampa do motor, tampão traseiro, estribos laterais e reforço para o pára-brisa.
Inclui ainda emblema, grades do motor –duas sobre a tampa traseira–, dobradiças do capô, suportes, material para colagem –rebite, resina, manta e catalisador– e duas borrachas de vedação traseira.
É possível instalar ainda alguns opcionais, como teto mecânico articulável (por US$ 500), barra anticapotagem (por US$ 200) e capa para a capota (por US$ 200).
Se preferir, a própria empresa se encarrega da transformação, que pode ser feita em carros de qualquer cor, exceto perolizada. A mão-de-obra custa US$ 1.500.
Para transformar seu Fusca em conversível, o cliente gasta, no total, por volta de US$ 3.600.
"O kit é bom para quem tem um Fusca antigo, com a capota danificada. O que não pode é ter o corpo comprometido", afirma Alexandre Ule Ramos, 27, proprietário da Puma Kit's.
O kit (nacionalizado) foi inspirado no kit alemão Hupmuller, produzido pela Coach Comércio e Indústria de Veículos.
Segundo Ramos, existe muito mercado, porque "o custo é bem menor do que o de comprar um bom conversível. Todo mundo que tem um Fusca encalhado no fundo de casa está fazendo isso".
Para quem pretende montar em uma funilaria comum, a empresa oferece também um manual com todas as instruções de montagem.
O Fusca conversível usado pelo presidente Itamar Franco no relançamento do modelo no ano passado foi transformado por outra empresa, a Sulan.
Segundo Carol Figueiredo, 50, proprietário da Sulan, toda a transformação do carro em conversível sai por cerca de 5.000 URVs.
Mas ele alerta: "Não trabalhamos para montar carros velhos, a menos que ele atenda algumas exigências mínimas."
O material utilizado é a chapa de aço. O modelo montado pela empresa é o cabriolet (carro conversível em que a capota fica aparente quando abaixada).

ONDE ENCONTRAR
Puma Kit's Veículos e Peças - r. Coriolano, 2.049, Lapa, tel. (011) 260-6109; Sulan - al. dos Guatás, 494, Jabaquara, tel. (011) 578-7966.

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