São Paulo, domingo, 29 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manutenção preventiva evita quebras

DA REPORTAGEM LOCAL

A manutenção preventiva do carro evita quebras e surpresas desagradáveis na rua ou na estrada.
Para manter o veículo em ordem siga sempre –e atentamente– as orientações do fabricante.
Em caso de dúvida, recorra ao manual de proprietário que acompanha o seu automóvel.
No livreto, que deve ficar no porta-luvas, há dicas valiosas que auxiliam o motorista a solucionar avarias no veículo.
Nele estão contidas orientações básicas sobre como e quando trocar o óleo do motor, verificar nível de água do radiador, fazer rodízio ou calibrar corretamente os pneus.
Mas há também informações vitais para evitar falhas ou defeitos graves, que podem resultar em prejuízo ou comprometer seriamente o motor, por exemplo.
Além disso, o manual serve como um guia sobre como proceder em situações de emergência e para revisões preventivas no carro.
Para saber o limite ou período exatos para a troca de um componente, consulte o manual.
Mas, atenção. A vida útil de componentes ou de líquidos, óleos lubrificantes etc. varia conforme o uso e as condições a que o veículo é submetido.
Percursos curtos, excesso de carga, uso estritamente urbano ou em estrada de terra e buracos reduzem drasticamente os limites e períodos de troca.
Lembre-se: amortecedores, freios, suspensão, faróis, alinhamento de direção podem ser submetidos a testes de avaliação, antes da troca ou regulagem, para avaliação real de seu estado.

Texto Anterior: Simulador avalia bancos de carro; Aditivo importado promete desempenho; VW oferece guincho 24 horas gratuito
Próximo Texto: VEJA COMO CONSERVAR SEU AUTOMÓVEL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.