São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe quer mudar índices

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O chefe de gabinete do Ministério da Fazenda, Sérgio Amaral, disse à Folha que o governo estuda mudanças na metodologia dos índices de coleta de preços para evitar que haja contaminação do real pela inflação em cruzeiros reais.
Este foi um dos principais pontos da pauta da reunião realizada pela equipe econômica no Banco Central, em São Paulo, no último domingo.
"A partir do momento em que entra o real, a inflação será medida comparando real com URV (Unidade Real de Valor)", afirmou Amaral.
Ele observou que não se trata de expurgo, mas um ajustamento nos índices para que não haja uma inflação que não existe na prática. Amaral afirma que não haverá perda para os investidores.
"O governo não pode permitir correção plena pelo IGP-M (índice Geral de Preços-Mercado) de um título que vença, por exemplo, em julho". Isso acarretaria ganhos irreais pelo mercado financeiro.
Com taxas de inflação em cruzeiros reais em torno de 45% ao mês e se em julho, por suposição, a inflação ficar próxima de zero, o IGP-M deste mês, calculado pelo método de hoje, será de aproximadamente 20%.

Texto Anterior: Dallari critica varejo por embutir custos na conversão de preços à URV
Próximo Texto: Ricupero diz que não sobe no palanque de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.