São Paulo, sábado, 4 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Juíza veta quadros do 'Xuxa Park'

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O Juizado de Menores do Rio vetou ontem a gravação de quadros do novo programa da apresentadora Xuxa Meneguel, o "Xuxa Park". Neles, as crianças seriam lambidas por uma cabra e tocariam em ratos, sapos e cobras.
O veto partiu da juíza-substituta da 1ª Vara de Menores, Kátia Maria Aragão Dáquer, que atendeu parecer do MP (Ministério Público) contrário aos três principais quadros do programa.
Maior novidade infantil da Rede Globo neste fim de semestre, o "Xuxa Park" está previsto para estrear hoje, às 8h. O programa marca a volta de Xuxa à televisão. O MP também vetou a veiculação dos quadros já gravados.
Designada pelo MP para avaliar o processo enviado pela produção do programa ao Juizado de Menores, a promotora Heloísa Daltro Leite concluiu serem "perniciosas" as brincadeiras do "Xuxa Park".
A Folha teve acesso exclusivo ao parecer (de 23 de maio) encaminhado pela promotora à juíza, à frente da 1ª Vara de Menores em função das férias do juiz-titular, Liborni Siqueira.
"Tais brincadeiras não atendem aos princípios constitucionais educativos, sendo inclusive perniciosas às crianças que dela participarão, já que as expõe a riscos desnecessários", afirma o texto do parecer.
Entrevistado por telefone, o juiz Liborni Siqueira disse concordar com o veto.
"Parte do programa está sendo indeferido. É um absurdo. Eles (a produção do "Xuxa Park") misturam crianças com bichos. As crianças têm que enfiar a mão em um buraco cheio de cobras. Não permitiremos isso", disse Siqueira.
A juíza-substituta também demonstrou indignação com a descrição dos quadros que os produtores apresentaram ao Juizado.
"Em um quadro a criança teria que enfiar a mão em uma caixa cheia de ratos. E se um rato morder a criança? Pelo que sei, raiva não tem cura", afirmou ela.
A diretora da Xuxa Produções, Marlene Mattos, esteve no Juizado no fim de maio para tentar evitar o veto aos quadros.
Marlene não conseguiu convencer a promotora de que seriam inofensivos os animais que contracenariam com as crianças.
O quadro "Tortura Ma-Cabra", segundo Marlene disse à promotora, faz parte do programa que Xuxa faz na televisão espanhola.

Leia Mais sobre o "Xuxa Park" à página 3 e na Ilustrada

Próximo Texto: Emissora poderá recorrer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.