São Paulo, sábado, 4 de junho de 1994
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Sobra 'popular' no mercado paralelo

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O carro "popular" sumiu das concessionárias, mas no mercado paralelo está disponível para pronta entrega, com cobrança de ágio entre 14,5% e 40%.
O cliente pode escolher a cor, os acessórios e forma de pagamento. O carro é entregue no mesmo dia do pedido ou, no máximo no dia seguinte.
Isso é válido para os "populares" de todas as marcas, inclusive para o Corsa, que teria lista de espera de 100 mil pessoas na rede Chevrolet.
As informações foram dadas por três revendedores independentes, consultados ontem pela Folha.
O carro, segundo eles, é faturado em nome do comprador, que aparece como primeiro dono. A nota fiscal é emitida por uma concessionária, com o preço de tabela.
Os "boqueiros" dizem que mantêm o seu estoque de carros nas concessionárias. Os "populares" seriam "reservados" pelos intermediários assim que chegam à revenda autorizada. O carro só é faturado para o cliente final.
Os revendedores independentes não fazem distinção de marcas. Todos têm para vender tanto carros da Volkswagen, como da GM e Fiat.
Com o auxílio de um sistema informatizado, os "boqueiros" conseguem encontrar o carro pedido pelo cliente, quando ele não está no "estoque" próprio. Não é raro trazer carro de concessionárias do interior de São Paulo ou até mesmo de outro Estado.
A entrega do carro ao comprador, segundo os "boqueiros", pode ser feita na loja do intermediário ou na própria concessionária onde o carro está "estocado".
Eles dizem que o carro adquirido no esquema tem direito a garantia de fábrica e a todas as revisões. Os "boqueiros" dispõem de linha de crédito para quem não pode pagar à vista e até leasing, para pessoa jurídica.
Nas concessionárias Volks e Fiat, a demora para conseguir um carro, no preço de tabela, varia, em média, entre 15 dias (Gol 1000) e 90 dias (Mille ELX). A situação ainda é mais difícil para quem quer comprar o Corsa.
O "popular" da GM, que na tabela custa 7.350 URVs, é vendido pelos "boqueiros" por 10.300 URVs em média, ágio de 40%.
O Mille ELX –"popular" sofisticado que a Fiat lançou para concorrer com o Corsa– tem o mesmo preço do carro da GM no mercado paralelo. O ágio é menor –30%– porque ele sai na tabela por 7.939 URVs.
O Uno Mille Eletronic tem ágio de 24% e custa 9.000 URVs fora das concessionárias. O preço de tabela é 7.254 URVs. O acréscimo no preço do Gol 1000 varia de 14,5% a 24%. É oferecido na faixa de 8.300 URVs a 9.000 URVs. Pela tabela, sai por 7.243 URVs.

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