São Paulo, sábado, 4 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atrapalhar uma cobrança de lateral é infração no futebol

FÁBIO SORMANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não são poucos os jogadores que hoje em dia utilizam o lateral como forma de centrar uma bola em direção à área adversária.
Para tentar neutralizar os arremessos, muitos atletas costumam se postar diante do arremessador, saltitantes, tentando atrapalhá-lo.
A regra 15 do futebol, que fala sobre o arremesso, é clara: se um jogador ou mais se postar na frente do cobrador para perturbar a cobrança, deve ser advertido.
Aí, eu pergunto: você já viu alguma vez no Brasil um árbitro punir jogador que fica pulando na frente do arremessador, na tentativa de atrapalhá-lo? Eu nunca vi.
E sabe qual pode ser o resultado dessa omissão dos árbitros brasileiros na Copa? Punição para um jogador que fizer isso.
E sabe o que pode acontecer? Jogadores e comissão técnica brasileiros, por desconhecerem a regra, poderão reclamar e igualmente serem punidos.
Portanto, se um árbitro advertir um jogador em uma situação semelhante, durante o Mundial, ele estará agindo corretamente.
Quanto à regra 16, que fala sobre o tiro de meta, existem algumas situações interessantes:
a)se o goleiro bate o tiro de meta para um zagueiro e este pega a bola com a mão dentro da grande área, é pênalti? Não, porque a bola não entrou em jogo, o que só ocorre quando ela sai da grande área;
b)se o goleiro bate o tiro de meta para um zagueiro e este agride um adversário, dentro da grande área, antes que a bola entre em jogo, é pênalti? Não, pelo mesmo motivo. O árbitro, no entanto, deve expulsar o agressor e mandar o tiro de meta ser cobrado novamente.

Texto Anterior: Meia recupera confiança e comanda equipe
Próximo Texto: Regra 15
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.