São Paulo, sábado, 4 de junho de 1994
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QUEM É NICK KNIGHT

EVA JOORY

Nick Knight começou a fotografar em 1979, aos 20 anos. Nesta época, pertencia ao movimento dos skinheads ingleses (os carecas nacionalistas, derivados do punk). Sua experiência foi transformada em livro, chamado "Skinheads": "Eu gostava do jeito deles, das garotas skinheads. É uma decisão bem simples fotografar o que se gosta", explica.
Ex-estudante de biologia, Knight (pronuncia-se "naite") buscou inspiração na escola de arquitetura modernista alemã, a Bauhaus, e na escola construtivista. Em 1980, fazia suas primeiras fotos para a revista "I-D". Três anos depois, chegava à "The Face". Knight diz que fotografia de moda deve ter um aspecto de modernidade e explica: "Moda por definição tem que trazer o amanhã. Não tem sentido ela só lembrar o ontem".
Em 1992, desapareceu das páginas de revistas, fazendo com que muita gente pensasse que havia abandonado a carreira. Na verdade, passou um ano organizando a exposição comemorativa de 20 anos para o British Museum em Londres, museu de história natural.
Em seguida, assinou, junto com o diretor de arte Marc Ascoli, os catálogos do estilista Yohji Yamamoto e das estilista Martine Sitbon, os anúncios da Lancôme, com Isabella Rossellini e durante três anos, as campanhas de Jil Sander, com a modelo Tatjiana Patitz. Knight diz só querer pensar no futuro: "O passado é muito chato".

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