São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália tira o tetra do Brasil

THALES DE MENEZES

Gols de Paolo Rossi vencem o melhor time da Copa e empurram os italianos ao título
Primeiro Mundial com 24 seleções, a Copa da Espanha começou com dois favoritos: Brasil e Inglaterra, os únicos que venceram os três jogos da fase inicial.
Enquanto o Brasil marcava dez gols em três partidas e mostrava um futebol ofensivo , a Inglaterra tinha uma defesa sólida, vencendo França (3 a 1), Tchecoslováquia (2 a 0) e Kuait (1 a 0).
Espanha e Itália foram mal e passaram à segunda fase apenas pelo saldo de gols. Nesta fase, França, Polônia e alemanha venceram suas chaves.
No outro grupo, a Itália se redimiu de péssima campanha na primeira fase e venceu argentinos e brasileiros. Paolo Rossi marcou três gols contra o Brasil e eliminou aquele que todos apontavam o melhor time da Copa.
Rossi, que vinha de uma suspensão por envolvimento com manipulação de resultados na loteria italiana, era visto com desconfiança pelos próprios companheiros.
Como resposta, marcou seis gols na Copa: três contra o Brasil, dois na França e mais um na final.
Depois da Copa, Rossi não repetiu sua boa fase. Nem a seleção italiana. Era só um time esforçado, que teve seus quatro jogos impecáveis em 1982. O suficiente para ficar na história do futebol.
(TM)

Texto Anterior: "Campeão moral" fica em terceiro
Próximo Texto: Jogos - 52
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.